A Polícia Judiciária alerta a população para as diversas tentativas de ciberataque, como phishing e a difusão de malware, detetadas desde o início de fevereiro, associadas ao tema do Covid19.
Entre estes ciberataques destacam-se as campanhas de phishing a coberto da imagem de entidades oficiais como a Organização Mundial de Saúde, a UNICEF ou centros de investigação e laboratórios do setor da saúde, com conteúdos alusivos à pandemia e orientado para a captação de dados pessoais das vítimas ou para a infeção dos seus dispositivos com malware e esquemas de fraude digital partilhados como a recolha de donativos para falsas campanhas de compra de material médica.
Já ontem o Centro Nacional de Cibersegurança alertou para a aplicação “Covid19 Tracker”, que aparenta divulgar informação em tempo real sobre a pandemia, mas que está orientada para a infeção de equipamentos com vírus.
Um dos outros esquemas é o envio de SMS informando que “estão a ser aplicadas medidas extraordinários para o combate ao Covid19, garantido o reembolso por parte do governo na vacinação, sendo que para tal “bastaria pagar uma determinada quantia indicada no sms”.
A PJ aconselha assim “extrema prudência” no acesso, na receção e na partilha de conteúdos digitais, devendo dar-se prioridade a fontes oficiais e reputáveis de informação.