11 escolas e cerca de 500 crianças participaram ontem nos
dias da UBI Junior, dinamizados pela instituição. A iniciativa parte de uma
“segmentação de públicos” da atividade que decorria anteriormente, que na
última edição levou 4 mil jovens a conhecer a UBI, no mesmo dia.
Os “Dias da UBI Junior” têm como principal objetivo “que eles conheçam a universidade
e sejam incentivados a continuar os seus estudos”, explicou João Canavilhas,
vice-reitor da UBI, em declarações à RCC.
Esta é uma atividade que vai “além da visita”, pois foi entregue às escolas uma
caderneta de cromos, produzidos na UBI, sobre os cursos e as profissões. “Uma
atividade que continua nas salas de aulas”, frisa João Canavilhas.
Esta atividade é fruto de “uma segmentação” realizada a uma atividade que
trazia estudantes de todos os níveis de ensino à UBI, nos mesmos dias, e que na
última edição levou cerca de 4000 mil jovens à instituição, o que provocava
“que não se desse atenção suficiente aos alunos do 11º e do 12º ano”. A
segmentação originou então os Dias da UBI Junior, a Universidade de Inverno, para
alunos do 3º Ciclo, que já tem inscrições esgotadas, e a Universidade de Verão,
para alunos do secundário.
Este ano, a UBI organiza ainda a Universidade dos Pais, para ajudar os
encarregados de educação “a perceber o que é cada profissão”. O objetivo passa
por “ajudar os pais para que eles possam ajudar os seus filhos”, descreve João
Canavilhas.
