Dia do Estudante: AAUBI apela à suspensão de rendas e diminuição das propinas

Comemora-se hoje, 24 de março, o Dia Nacional do Estudante, “desta vez de uma forma diferente”, refere a AAUBI em comunicado onde “expressa a sua preocupação face à incerteza que os estudantes enfrentam”, devido à possibilidade de alargamento do ano letivo.

No documento enviado à nossa redação, face à situação que se atravessa, “a AAUBI considera imperativo o reforço do apoio aos estudantes”, referindo a necessidade de “uma redução da sobrecarga financeira”, nomeadamente através “da redução do valor da propina”. Apela à adoção “de alternativas viáveis e exequíveis” caso o ano letivo seja prolongado até aos meses de verão, altura em que os “estudantes exercem atividades laborais com a finalidade de financiar o ano curricular seguinte”, e que dessa forma ficarão impedidos de exercer.

Ainda face ao prolongamento do ano letivo, a AAUBI considera “imperativo” que durante este período de “pausa forçada” seja suspenso “o pagamento das rendas das residências públicas”, e apela aos proprietários dos alojamentos privados que “procedam da mesma forma, assegurando aos seus arrendatários a sua habitação quando retomar a normalidade”.

“Desta forma podemos suavizar as consequências inerentes a este período”, termina o documento.