Covid-19: CM Pinhel questiona “desfasamento” de dados da DGS com a realidade no concelho

A Câmara Municipal de Pinhel questionou a veracidade dos dados apresentados no relatório disponibilizado hoje pela Direção-Geral da Saúde, onde o município apresenta 9 casos positivos de Covid-19 registados, anunciou em comunicado enviado à nossa redação, pois no último relatório diário da ULS da Guarda, Pinhel constava com 24 casos positivos.

“Como se justifica este desfasamento?” questiona o município, afirmando que “conhece a identidade dos 24 pacientes que estavam registados no relatório”, acrescentando que “não são dados abstratos, são pessoas cuja evolução da situação clínica é acompanhada diariamente”. “Não é admissível este desfasamento e não é admissível que não continue a ser fornecida ao Município informação detalhada sobre a situação epidemiológica do concelho”, crítica ainda na nota.

Questiona ainda “como pode o Município de Pinhel continuar a acompanhar a situação clínica dos seus munícipes e a Comissão Municipal de Proteção Civil exercer as suas competências?”, afirmando que a “informação detalhada, rigorosa e credível à escala municipal não pode deixar de ser fornecida”.

Mais informa o município que “não se resigna, nem se conforma, perante os dados fornecidos” e não descarta o “recurso a todos os meios que estejam ao seu alcance para pôr fim a esta situação”.

“Os pinhelenses têm o direito a ter acesso à informação relevante e verdadeira e não apenas a dados cujo rigor é totalmente discutível. Todos têm direito à informação porque é a saúde de todos que está em causa”, termina.