Covid-19: Idanha-a-Nova reagenda eventos para 2021 e apoia famílias e empresas com essa verba

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova decidiu adiar para 2021 os eventos da agenda municipal deste ano, para mitigar os efeitos a curto e médio prazo da crise pandémica da Covid-19 na vida das famílias, das empresas e das instituições do concelho.

Segundo informação a medida foi aprovada por unanimidade na última reunião de Câmara e está em linha com o esforço nacional para dar resposta às necessidades extraordinárias do combate à epidemia.

O objetivo é canalizar as verbas que estavam alocadas à generalidade dos eventos previstos até final de 2020 “para consagrar medidas robustas de forma a prevenir a infeção por coronavírus, conter a pandemia, ajudar a salvar vidas e ajustar as políticas municipais de desenvolvimento socioeconómico às necessidades mais imediatas do sector produtivo e empresarial, com vista a reforçar a sua capacidade de resistência às contingências atuais e alavancar a sua futura recuperação económica”, explica em comunicado  o presidente da Câmara.

Numa fase em que ainda há uma grande incerteza sobre o real impacto da Covid-19, Armindo Jacinto sustenta que a autarquia “não hesitará em fazer os investimentos necessários para proteger ao máximo a saúde da população, bem como reforçar os apoios sociais e criar mecanismos de apoio à liquidez das empresas e, mais tarde, de apoio ao relançamento da economia”.

O autarca realça que “as medidas dirigidas ao tecido económico pretendem complementar os apoios nacionais e comunitários que existem e venham a existir”. Alguns exemplos são a distribuição de equipamentos de proteção individual por lojas de bens essenciais, a prorrogação de prazos de pagamento e a campanha ‘Alimente quem o Alimenta’, destinada a apoiar os produtores locais no escoamento de produtos agroalimentares, muito em especial os frescos e os perecíveis.

A autarquia está ainda a preparar outras ações direcionadas às empresas e instituições do concelho, incluindo linhas de assistência no acesso às medidas temporárias do Governo para apoiar o emprego e as empresas durante a pandemia. Ao mesmo tempo, estão já a ser planeadas ações de relançamento da economia após este período.