Covid-19: UBI vai realizar 2000 testes a IPSS da Cova da Beira

A UBI vai realizar dois mil testes à Covid-19, cerca de 100 por dia, o que representa um investimento de 65 mil euros, segundo o que ontem foi estabelecido no protocolo rubricado entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e a UBI. A iniciativa irá desenvolver-se, prioritariamente, nas IPSS da Cova da Beira.

O programa nacional promovido pelo governo, a que ontem se juntou a UBI, tem já envolvidas 23 instituições de ensino superior, e tem como parceiros o Instituto de Medicina Molecular (IMM), a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), Administrações Regionais de Saúde (ARS), Comunidades Intermunicipais e autarquias, já realizou mais de 17 mil testes, avançou a ministra Ana Mendes Godinho, salientando que no final da próxima semana, com todas as instituições a colaborar, a capacidade da realização de testes irá ultrapassar os 5 mil dia. 

António Fidalgo, reitor da universidade, deixou expressa a “satisfação de colocar a capacidade científica e tecnológica da universidade ao serviço de Portugal, face ao combate do vírus”.

Já Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que também esteve na Covilhã, afirmou que “o investimento feito em ciência e tecnologia, nos últimos 25 anos está a dar resultados e a curar pessoas”, destacando a criação da escola de Ciências Biomédicas, na UBI, “que é de relevância nacional e mostra a capacidade e o potencial crítico da interligação das áreas de medicina, biomédicas e outras áreas científicas e técnicas”.

O ministro diz ainda que o programa de testes só pode ser realizado devido ao financiamento que Ministério da Coesão Territorial disponibilizou, vincando que “o investimento no Interior vale a pena”.

O programa nacional de testes preventivos pretende testar os trabalhadores dos lares, uma vez que são eles que podem ser os transportadores do vírus e minimizar o risco de contágio, já que as visitas aos utentes não estão a ser realizadas há cerca de um mês, frisou a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, salientando ainda que desta forma estão a garantir que ao aplicar os testes estão a ser identificados diretamente os grupos afetados.

Ana Mendes Godinho avançou que neste momento cerca de 17 % dos profissionais dos lares já foram testados, sendo que apenas 1% da população que está nas instituições acusou positivo para a Covid-19. Para os próximos 30 dias, está previsto que todos os funcionários de lares, lares residenciais, de serviço de apoio domiciliário e das unidades de trabalhos continuados, estejam testados.