Lucinda Batista: Costureira das Minas faz e oferece equipamento de proteção aos hospitais

Lucinda Batista, a primeira mulher mineira nas Minas da Panasqueira, voltou a “arregaçar as mangas” e conseguiu construir “uma rede” para costurar cogulas e perneiras que hoje mesmo entregou hoje ao Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, depois de já ter entregado o mesmo material à ULS da Guarda.

A produção deste material é feita por uma rede que já está distribuída por vários concelhos, com “proporções enormes” explica Lucinda Batista, que começou por produzir no seu atelier. “Houve muita gente a entrar em contacto comigo e então costureiras e ateliers da Guarda começaram também a produzir”, explica, acrescentando que “já tem mais de 50 pessoas a confecionar o equipamento”.

O material está a ser comprado com dinheiro de doações, sendo que Lucinda Batista teve de investir 1000€ para iniciar o projeto. “O material está tão escasso que se não pagar adiantado não me dão os rolos” vincou à nossa reportagem. A grande motivação de Lucinda Batista prende-se com o facto dos seus dois filhos serem profissionais de saúde.

A costureira agradece também a Luís Batista, que com um programa em direto no direto do Facebook, conseguiu fazer com Lucinda recebesse donativos suficientes para pagar 5 rolos. Esta tem também agora uma equipa na Covilhã e outra no Fundão.

Para poder contribuir para esta causa pode fazer uma transferência para o IBAN PT50 0035 2130 0000 7060 1003 0, Caixa Geral de Depósitos. Depois do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, a próxima doação será para a ULS Castelo Branco. Para já, Lucinda Batista está a comprar cada rolo de TNT de 250m (aproximadamente 600 cogulas) por 170€, aos quais acrescem os portes de envio.