Profissionais de saúde vão ter minutos, mensagens e dados móveis gratuitos

Após um acordo assinado entre o Gabinete de Resposta Digital à Covid-19, Ministério da Saúde e operadores de telecomunicações os profissionais de saúde vão agora ter minutos, mensagens e dados móveis gratuitos, anunciou o Ministério do Estado, da Economia e da Transição Digital em comunicado.

Os profissionais de saúde do SNS vão agora ter um plafond extra de 10 mil minutos, 10 mil SMS e 10 GB de dados móveis, que será associado ao seu serviço telefónico móvel durante o período de 30 dias, que será renovado enquanto se mantiver a pandemia.

O acordo surge depois de o Gabinete de Resposta Digital ao Covid-19, coordenado pelo Ministério da Economia e da Transição Digital, ter solicitado o apoio dos Operadores de Telecomunicações para encontrar soluções urgentes, que salvaguardem os consumos de comunicações eletrónicas por parte dos profissionais de saúde do SNS.

A Administração Central do Sistema de Saúde fornecerá aos operadores, nos próximos dias, a listagem dos profissionais abrangidos, mediante a inscrição destes através de um formulário a disponibilizar no portal covid19estamoson.gov.pt.