Covid-19: Detetado caso em Manteigas que revela transmissão na comunidade

Um dos casos positivos conhecidos ontem em Manteigas, “não tem uma relação direta com bombeiros nem centro de saúde o que significa que provavelmente já haverá contaminação intracomunitária” disse à RCC, Esmeraldo Carvalhinho, presidente da Câmara Municipal de Manteigas, que se mostra preocupado com a situação.

O autarca vinca que a realização de testes é fundamental afirmando que “há coisas que não se compadecem com tolerâncias de ponto e os testes têm que ser feitos hoje, para não se mandar por terra todo o trabalho feito”. Avança que ainda hoje durante serão testados os idosos do lar da Santa Casa da Misericórdia de Manteigas e os familiares e acompanhantes dos casos positivos.

“Há que avançar rapidamente para o rastreio dos mais frágeis e não podemos esperar que uns sejam feitos hoje e outros segunda-feira, porque hoje já é tarde”, vinca Esmeraldo Carvalhinho, salientando que “se, nas listagens, alguns municípios aparecem sem casos, provavelmente é porque ainda não houve possibilidade de rastrear a população”.

O presidente deixa ainda o conselho de que “se faça um rastreio inicial para chegarmos a uma conclusão lógica”.