Mesquita Nunes acusa CMC de comprar equipamentos que não são para humanos, Vítor Pereira nega

Adolfo Mesquita Nunes, vereador do CDS PP, num post na sua página de facebook, acusa a Câmara Municipal da Covilhã de ter oferecido Câmaras Termográficas “às Autoridades e Instituições do concelho que estão na linha da frente no combate à propagação do vírus” e que não são próprias para uso humano.

Segundo especifica o vereador, a autarquia “esqueceu-se de ver o que comprava, e ofereceu equipamento que expressamente diz que não pode ser usado para medir a temperatura nem de pessoas nem de animais, nem ser usado para outros fins médicos”, vinca a publicação.

À Rádio Covilhã Vítor Pereira, presidente da Câmara, afirma que estas declarações “não passam de demagogia”, questionando se “nesta guerra contra o vírus, a única atitude do senhor vereador é ler manuais de câmaras de infra-vermelhos”.

O autarca reitera que o aparelho tem capacidade “para em poucos segundos ajudar a fazer a triagem de potenciais portadores de Covid-19”.

O edil reforça que o técnico que aconselhou esta compra frisa que “vários hospitais da zona do oeste, entre eles um privado e o próprio Centro Hospitalar do Oeste, usam estes aparelhos para fazer a triagem”, salientando que “muitos dos serviços de proteção civil do país fizeram esta aquisição”.

Vítor Pereira frisa ainda que “não é prejudicial para a saúde, o facto de em poucos segundos se medir a temperatura”, com o referido aparelho.

O presidente da Câmara lamenta “esta forma de fazer política”, em vez de “estarmos todos a remar para o mesmo lado, há os que fazem o que podem com todo o espírito de missão e os estão a escarnecer e a apoucar”, acusou.