Covilhã comemora 25 de Abril com “Poetas da Liberdade”

“Poetas da Liberdade” é a iniciativa que a Câmara Municipal da Covilhã está a promover para celebrar o 25 de abril, anuncia em nota de imprensa.

No documento o município informa que dadas as circunstâncias que vivemos, as comemorações serão “bastante diferentes e mais limitadas”, sendo que a poesia é o principal ingrediente.

Uma das iniciativas é a partilha, na página de Facebook do município, (www.facebook.com/covilhamunicipio/), diariamente, e até ao dia 25, de poemas alusivos à “Revolução dos Cravos” e à liberdade, da autoria de Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Jorge Letria, Zeca Afonso e José Carlos Ary dos Santos.

No sábado, dia 25 de abril, irá circular um carro com altifalante que levará estes poemas de Abril às ruas da cidade e de todo o concelho. O município “apela” à participação do público “indo às varandas e janelas das suas casas para lerem os poemas que ecoarão nas suas ruas, à passagem do carro de som”.

Em paralelo, durante esta semana, a Câmara Municipal “convida os covilhanenses a serem vozes da Liberdade”, declamando poesia em casa e enviado os registos áudio para biblioteca@cm-covilha.pt, que depois serão partilhados.

Para a CMC “esta será uma forma simbólica, mas sentida, de homenagear os heróis de Abril e participar coletivamente na comemoração do Dia da Liberdade”.