Tal como avançou a RCC no dia 24 de abril, as aulas de ensino prático, laboratorial e trabalho de campo, vão recomeçar na Universidade da Beira Interior a partir do dia 11 de maio. Hoje a instituição de ensino avança com mais pormenores sobre “o plano de recomeço das atividades letivas” e vinca que as aulas práticas presenciais vão “começar com os estudantes residentes na região onde está sediada a UBI ou que não tenham regressado às localidades de origem”, de forma a evitar o “recomeço das deslocações”.
Já os alunos provenientes dos Açores, Madeira e estrangeiros que tenham regressado ao seu país, ou outros que justificadamente não possam comparecer na UBI, serão avaliados à distância num modelo a definir por cada docente.
Recorde-se que as aulas teóricas e teóricas-práticas só poderão recomeçar depois de 1 junho e caso cada docente considere imprescindível a presença dos estudantes para efeitos de avaliação.
Os exames, para evitar aglomerações de alunos em sala, vão decorrer ao longo de três semanas (entre os dias 1 e 20 de julho).
A UBI salienta que o plano vai ao encontro das diretrizes emanadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e frisa que “todas as atividades presenciais obedecerão a regras rigorosas de segurança”.