A ministra da Saúde garantiu hoje que a Direção-Geral da Saúde (DGS) e autoridades competentes vão concluir, até ao final da semana, a preparação do regresso das visitas a lares e unidades de cuidados de saúde, entre outros.
Sem avançar com mais detalhes, a governante disse que os termos técnicos desta preparação vão ser “oportunamente transmitidos”.
Durante a sua intervenção, a governante referiu ainda que o Ministério da Saúde tem estado focado na retoma da atividade assistencial no Serviço Nacional de Saúde, que contemplará aspetos como o recurso a meios não presenciais, nomeadamente, à telesaúde, programas de telerastreio e telemonitorização.
Por outro lado, a retoma vai incluir o desfasamento de horários de atendimento, mesmo ao fim de semana, bem como o agendamento por hora marcada, “garantindo que os utentes permanecem o menor tempo possível nos estabelecimentos prestadores”.
Segundo Marta Temido, o Governo vai ainda continuar focado “no acompanhamento da situação epidemiológica nos patamares local, distrital, regional e nacional, com especial atenção à identificação de novos ‘clusters’, focos e grupos de infeção”.