Semana Santa sem celebrações presencias

Missas: Acesso será feito através de reserva de lugar

A Conferência Episcopal Portuguesa já prepara o regresso das celebrações religiosas, que deverá ocorrer a 30 de maio, segundo o Plano de Desconfinamento apresentado pelo Governo.

Em comunicado emitido com diversas indicações, a CEP não irá estabelecer uma lotação máxima nas igrejas, pois esta irá depender da “dimensão da igreja e as regras aplicáveis, pelas autoridades competentes, a todos os eventos em espaços fechados, mas salienta que deve respeitar-se as distâncias de segurança, com medidas como filas alternadas ou marcação de lugares, para que nenhum fiel seja “mandado embora ao chegar a uma igreja”.

Ainda quanto ao distanciamento, a Conferência Episcopal Portuguesa refere que famílias que vivam juntas possam ficar juntas de maneira a permitir o aumento do número de participantes nas celebrações. A utilização de máscara será obrigatória e a comunidade cristã terá de disponibilizar frascos dispensadores de desinfetante.

A celebração da comunhão será permitida, devendo a fila respeitar o distanciamento. As máscaras poderão aqui ser retiradas, à exceção do padre.

No fim da eucaristia, a igreja deve ter as portas abertas para arejar durante 30 minutos e os pontos de contacto devem ser cuidadosamente desinfetados.

Atividades pastorais, peregrinações e romarias continuarão canceladas.