Movimento “Cidadania Ativa – Covilhã” para ajudar quem ajuda

Centrar num único local todas as ações desenvolvidas pelos parceiros da Plataforma Social da Covilhã, é o grande objetivo do movimento, “que nasce da vontade individual de várias pessoas que se uniram para ajudar os que ajudam os outros”, lê-se na apresentação da página do grupo nas redes sociais.

Segundo descrevem, as Instituições Sociais, como a Refood, Banco Alimentar Contra a Fome da Cova da Beira, Conferências Vicentinas e Paróquias bem como o município da Covilhã, que integram a Plataforma Social, viram “o número de famílias a necessitar de apoio alimentar aumentar e os recursos (humanos e materiais) das instituições que prestavam apoio escassear”, razão pela qual criaram a página, vincando que irão “partilhar todas as ações que a comunidade dinamiza para apoiar a Plataforma Social, coordenada pela Câmara Municipal da Covilhã”.

O objetivo é que “todas as ajudas sejam concentradas para um só local”, refere o movimento, frisando que “a recolha e entrega de bens alimentares aos beneficiários sinalizados pelas várias instituições parceiras é gerida pelo Gabinete de Ação Social municipal, pois só assim, é possível garantir que não há duplicação de ajudas e que ninguém fica de fora”.

Na página de Facebook o movimento centra as ações que a sociedade civil organiza e cada um pode ajudar participando nas iniciativas. Há algumas já a decorrer.

O restaurante Montiel está a promover uma campanha de recolha de bens não perecíveis e pode fazer entregas nas suas instalações

Amanhã a sede do Carvalhense Futebol Clube está aberta das 15:00 às 17:00 para quem quiser contribuir para esta causa.

A AJT – Associação Jovem do Tortosendo organiza a recolha de alimentos não perecíveis no próximo sábado, dia 16, entre as 10:00 e as 18:00, no Largo da Praça da Liberdade naquela vila.