IPSS da Covilhã e Startup do Fundão entre os finalistas do Programa Mais Ajuda

De entre 700 candidaturas realizadas para o programa Mais Ajuda, promovido pelo Lidl Portugal, em parceria com as rádios Renascença, RFM e Mega Hits e a empresa Beta-I, estão escolhidos os 12 finalistas, divididos entre as categorias de Startups e IPSS. Shimejito, do Fundão, e Mutualista Covilhanense representam a região na fase final do concurso.

A Shimejito é “uma empresa onde agricultura e tecnologia se encontram, com impacto social e promovendo a economia circular”. Tem como objetivo “transformar resíduos orgânicos em alimento, também ele orgânico e sustentável e visa ser uma solução global para a agricultura local”. A tecnologia utilizada permite ser duas vezes mais rápida e dez vezes mais barata. O modelo descentralizado e automatizado de produção de alimento local, biológico e sustentável, permite atuar localmente para solucionar de forma global os problemas da produção de alimento e impacto ecológico. Proporciona um modelo de economia circular, em que todos ganham – comunidade, clientes e ambiente.

A Mutualista Covilhanense chegou a esta final com o projeto “Mutualista com as Crianças”, um projeto que “pretende promover as competências sociais e educativas das crianças, garantindo a equidade e o combate à exclusão social mediante parcerias entre as várias entidades que intervêm nos espaços educativos com o objetivo de garantir uma aprendizagem mais interativa, não sequencial, com recursos pedagógicos apelativos e criativos em duas áreas de intervenção: a Saúde Infantil e o Ambiente”. Este será acoplado ao projeto da Unidade Móvel de Saúde, que funciona com uma equipa multiprofissional, motivada e com qualidade empreendedora e contará com as parcerias da Faculdade de Ciências da Saúde e núcleos de estudantes de medicina (MedUBI) e de Ciências Farmacêuticas (UBIPharma).

Dos 6 finalistas de cada categoria, serão eleitos 3 vencedores. O prémio em jogo são 22 mil e 500 euros para implementação da proposta e mentoria da Beta-I para otimizar o investimento. Lisboa, com 6 projetos, é o distrito mais representado.