Chama-se sistema SafePlace e é desenvolvido pela Starmodular, uma empresa sediada em Belmonte. Segundo a empresa é “desenvolvido a pensar na proteção e bem-estar de todos, tanto dos empresários e seus colaboradores, como de todos os clientes e utentes”, o SafePlace é para ser “colocado à entrada de qualquer espaço ou edifício, tornando-se um ponto de passagem obrigatório para quem nele quer entrar”.
Após a entrada no SafePlace inicia-se o processo de controlo e desinfeção, que inclui desinfeção inteligente das mãos, medição da temperatura, nebulização e limpeza do calçado, demorando, apenas, um total de 25 segundos por pessoa. Devido à sua estética, o SafePlace vai além do simples apelo visual: “é uma forma de comunicação direta, que age como um estimulante para que o sistema seja utilizado”, sustenta ainda a empresa.
Segundo o comunicado enviado à nossa redação “a ideia para o sistema surgiu da necessidade imposta pela própria pandemia”. A Starmodular, é uma empresa de construção de casas modulares, que embora “não tenha visto a sua atividade ficar suspensa, sentiu necessidade de ajudar da melhor forma que podia”, construindo um sistema que permite “às empresas e serviços, dos mais diversos setores: repartições públicas, restaurantes e cafés, escolas, museus, ou outros, voltar à normalidade possível”.
Os primeiros modelos já foram expedidos e entram em funcionamento nos próximos dias, concluiu a empresa.