Semana Santa sem celebrações presencias

Covilhã: Missas com a presença de fiéis começam sábado

“Vai ser um regresso seguro”, esta é a convicção expressa pelo padre Luís Freire sobre as celebrações comunitárias da missa, que vão acontecer a partir de sábado, nas paróquias da Covilhã.

O sacerdote explica que, em todas as igrejas da cidade os pormenores foram já pensados, “haverá lugares marcados e os crentes serão encaminhados para o lugar por uma equipa preparada para esse efeito”, vinca o pároco, frisando que há “uma redução significativa da capacidade de cada igreja, cerca de 30% do total, por forma a manter o distanciamento social”. De entre as medidas, no decorrer da celebração, destaque para o momento da comunhão, “que será em silêncio e dada na mão”, explicou ainda o sacerdote. Haverá gel desinfetante à entrada para os fiéis e todos os que participem de forma mais ativa na celebração “usarão o desinfetante de uma forma regular”, sustenta.

Referir ainda que, nas igrejas que o permitam, a porta de entrada será sempre diferente da porta de saída.

O convívio antes e depois das celebrações é outra das preocupações da igreja e segundo Luís Freire “está a pedir-se, a todos aqueles que vão à missa, que deixem o hábito social de ficar à conversa uns com os outros, antes e depois da celebração”.

No sábado e domingo, 30 e 31 de maio, já haverá celebrações na cidade, “mais do que era habitual para que todos possam participar devido à lotação reduzida de cada celebração”, explica o pároco, considerando que “poderá haver casos em que os fieis sejam impedidos de entrar devido à lotação esgotada, e nesse caso serem convidados a deslocar-se a outra igreja. “Uma situação para que pedimos compreensão, mas são constrangimentos do tempo novo que estamos a viver”, diz.

Nas igrejas “haverá bancos reservados para as famílias, uma vez que neste caso não será necessária a distância social”, explica ainda o celebrante.

Entre as 19:00 de sábado e as 19:00 de domingo haverá 14 celebrações na cidade, só nas igrejas, uma vez que face ao reduzido espaço das capelas estas ficam de fora deste plano traçado para o regresso das celebrações comunitárias.