Dia Mundial da Higiene das Mãos: Ideia partiu de uma enfermeira do CHUCB

O dia Mundial da Higienização das Mãos, que se assinalada todos os anos e em todo o mundo a 5 de maio, tem por base uma campanha desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde, este ano interligada com o Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira, e tem como objetivos “promover as boas práticas da higiene das mãos e a prevenção e controle da infeção” e, “também reconhecer o contributo crucial dos enfermeiros no fortalecimento de sistemas de saúde de qualidade”.

Higienizar as mãos é o gesto que salva vidas nesta pandemia, mas já antes, os profissionais de saúde alertavam que é um dos gestos mais importantes para prevenir infeções. O mote das comemorações deste ano é direcionado a um grupo específico: “Enfermeiros, os cuidados seguros estão nas vossas mãos!”.

“Uma comemoração que foi pela primeira vez proposta por uma enfermeira deste hospital à Organização Mundial de Saúde” explicou em declarações à Rádio Clube da Covilhã, João Casteleiro administrador do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira. “Um gesto que face a esta pandemia nunca mais vamos esquecer e que se revelou ser o mais importante que realizamos”, vinca o também cirurgião, salientando que “é a medida sanitária mais importante”.

FOTO: Arquivo