F13 Gabinete de Estética: Neste “novo normal há ainda mais cuidado”

Depois de uma paragem de cerca de um mês e meio, algumas das atividades que estavam encerradas regressam hoje à atividade, embora com muitas alterações ao funcionamento e com as palavras cuidado e desinfeção a marcarem o dia a dia de cada um. Salões de cabeleireira e gabinetes de estética não são exceção, como contou à Rádio Clube da Covilhã, Fátima Fonseca, do Gabinete de Estética F13.

À semelhança do que acontece com outros espaços congéneres, “funciona apenas por marcação, no espaço pode estar apenas um cliente de cada vez, há um intervalo entre cada um para desinfeção”, frisa ainda a proprietária do espaço.  Há desinfetante para uso dos clientes e tem, inclusive “desinfetante de ambiente” salienta, pois “tem que haver o máximo de cuidado”.

São gestos que, para além de prevenção, pretendem também restabelecer a confiança dos clientes, diz ainda Fátima Fonseca.

Quanto ao uso de máscara, afirma que “já usava na maioria dos tratamentos” que efetua no seu espaço, agora “tem que ser sempre”, mas afirma que “é algo que não a incomoda”.

Já os clientes, os que não levarem, “tem para oferecer para uso no espaço”, e mesmo para os tratamentos em que “é necessário tocar na pele”, a desinfeção é palavra de ordem, “as mãos estão sempre desinfetadas”, afirma a responsável, frisando que “há tratamentos que não se podem fazer de luvas, mas aí as mãos serão sempre desinfetadas, antes e depois de cada ato”.

Hoje é o primeiro dia, ainda assim Fátima Fonseca mostra-se otimista, uma vez que “há clientes que já estão a ligar para marcar”, há outros que “preferem ainda não sair e eu compreendo”, refere.

Em termos financeiros, a paragem obrigatória foi complicada, espera que agora “se possa, a pouco e pouco, conseguir pôr as contas em dia”, mas “primeiro que tudo é preciso saúde”, salienta.

De resto esta é a realidade de muitos espaços desta natureza. Funcionam por marcação, com intervalo entre clientes para desinfeção, só permitem um cliente de cada vez e, em casos em que as intervenções permitam, a máscara é obrigatória, como no caso dos cabeleireiros. O material utilizado é também desinfetado entre cada cliente, garantem os profissionais do ramo.