Fiscalização: 1700 sem máscara e 262 estabelecimentos encerrados por não cumprirem regras

A Guarda Nacional Republicana, GNR, e a Polícia de Segurança Pública, PSP, até ao final do dia de quinta-feira, em todo o país, detetaram 1 698 situações de incumprimento do uso obrigatório de máscaras ou viseiras em espaços e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, anunciou o Ministério da Administração Interna em nota de imprensa.

As forças de segurança aplicaram 60 coimas por incumprimento do uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes coletivos de passageiros. Esta contraordenação é punida com coima que pode ir dos 120 aos 350 euros.

No mesmo período, foram encerrados 262 estabelecimentos e suspensas 51 atividades por incumprimento das normas definidas. Foram ainda detidas 20 pessoas por crime de desobediência, adianta o mesmo documento.

Este é o resultado da “intensa atividade de sensibilização, vigilância e fiscalização junto da população” que as forças de segurança estão a desenvolver.

O Ministério da Administração Interna “enaltece a adesão generalizada dos portugueses às medidas impostas”, traduzida numa “mudança de hábitos sociais e no cumprimento das recomendações e regras de segurança”. Contudo, reitera o apelo ao “escrupuloso cumprimento dessas orientações”.