Semana Santa sem celebrações presencias

Igrejas reabrem: Confessar só à distância, cerimónias fúnebres apenas com familiares

A Conferência Episcopal Portuguesa vai retomar de forma “possível e gradual” as celebrações comunitárias da Eucaristia e outras manifestações culturais, anunciou em comunicado publicado no seu site.

Segundo esclarece, a “retomada gradual das celebrações comunitárias da Eucaristia, já anunciada pelo Governo, deverá iniciar-se, em princípio, a 30 maio, véspera da Solenidade do Pentecostes”, no entanto, salienta que “as celebrações dos sacramentos que implicam contacto físico, como as unções, devem ser adiadas para o próximo ano pastoral ou, nalguns casos particulares como o batismo e a unção dos doentes, podem ser realizadas com as devidas cautelas de saúde e normas de segurança”.

As catequeses e outras ações formativas continuarão a ser realizadas apenas à distância, pelo menos até ao final deste ano pastoral.

No que toca às “exéquias cristãs”, estas devem ser celebradas no templo e/ou no cemitério, apenas coma presença dos familiares. As igrejas vão poder também estar abertas durante o dia para visitas individuais “desde que se observem os requisitos determinados pelas autoridades de saúde”. O sacramento da reconciliação volta a ser também possível, desde que se “garanta o devido distanciamento entre o confessor e o penitente”.

Procissões, festas, concentrações religiosas, acampamentos e atividades similares, “passíveis de forte propagação da epidemia”, ficarão adiadas para o próximo ano pastoral.