Minas da Panasqueira: Aumentos salariais motivam greve entre 15 e 20 de junho

Aumentos salariais acima do 1% proposto pela empresa são o motivo da greve de três horas por dia, entre os dias 15 e 20 de junho, nas Minas da Panasqueira, anunciou o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira em comunicado.

No documento os sindicalistas acusam a Beralt Tin and Wolfram Portugal (empresa que detém a exploração das minas e que é propriedade do grupo canadiano Almonty) de ter reduzido a proposta apresentada em março para um aumento de 1%, valor que o sindicato já considerava “ridículo” por representar 0,25 euros por dia.

Segundo a estrutura sindical afeta à CGTP, a empresa comunicou que essa proposta só seria aplicada a partir de julho, pelo que o sindicato considera que existe uma redução efetiva da proposta de aumento.

Perante a situação, o sindicato apresentou um pré-aviso de greve, para “levar a efeito em todos os locais de trabalho uma paralisação de três horas por dia, no final do turno da Equipa de Carregadores, e no início de cada turno, para os restantes trabalhadores, a partir das 07:00 do dia 15 de junho de 2020 e até à 02:00 do dia 20 de junho de 2020”. Durante esses cinco dias será ainda feita greve a todo o trabalho suplementar.

A estrutura sindical sublinha ainda que “a empresa tem todas as condições para satisfazer as reivindicações dos trabalhadores” e destaca que o grupo Almonty obteve no ano de 2019 resultados de 16 milhões e 440 mil dólares. “Os trabalhadores contribuíram para estes resultados, é da mais inteira justiça que a riqueza criada seja distribuída por quem a produz”, acrescenta o pré-aviso de greve.

Contactada pela agência Lusa, a administração da Beralt Tin and Wolfram Portugal garante que não pode ir mais longe na proposta inicial e destaca que a mesma foi mantida apesar de a situação económica nacional e internacional ter mudado drasticamente devido à crise pandémica e de a empresa estar a sofrer consequências com isso.

Corrêa de Sá, administrador da empresa, frisa que o aumento proposto está acima dos aumentos para a função pública e acima da inflação, o que já aconteceu nos anos transatos e que representam um esforço financeiro grande em tempo de dificuldades e de muita incerteza.