Na Covilhã pode pagar antecipadamente as compras a quem precisa – saiba como

A iniciativa chama-se “compras suspensas” e pretende chegar aos que perderam rendimentos e que possam estar a passar dificuldades face à pandemia covid-19.

Está a ser dinamizada por um grupo informal de voluntários, e a forma de ajudar é simples. Basta deixar um valor creditado num negócio local, aderente à iniciativa. Esse valor será depois atribuído a pessoas que estejam em dificuldades, dando a oportunidade de decidir e adquirir o que necessita.

No Facebook foi constituído o grupo “Vai Passar”, onde os que necessitam e os que querem ajudar podem encontrar todas as informações.

O conceito seguido é inspirado num movimento que teve origem em Itália e em que alguém deixa um café pago para quem o não possa pagar, sendo que o “compras suspensas” visa cabazes de produtos a adquirir no comércio local, nomeadamente em mercearias, talhos, frutarias, minimercados, entre outras.

Segundo o grupo, será disponibilizada uma rede de estabelecimentos parceiros onde cada pessoa poderá ir e deixar um valor pago que será depois usado para fazer compras por aqueles que mais precisam e que tenham sido identificados no âmbito desta rede.

Quem fizer o donativo receberá um comprovativo com o valor, sendo que o duplicado é encaminhado para o grupo de modo a que se possa gerir o valor disponível em função das necessidades mais prementes.

A iniciativa tem o apoio da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor, pode encontrar todas as informações e os estabelecimentos já aderentes em https://www.facebook.com/vaipassargrupodeapoio.