Covid-19: 1 794 recuperados. É preciso continuar com “consciência, responsabilidade e civismo”

Em Portugal há 6 430 casos de doentes recuperados de Covid-19, mais 1.794 casos que domingo, o que representa “o maior aumento do número de casos recuperados” disse hoje o Secretário de Estado da Saúde, na habitual conferência de imprensa diária, vincando que “neste momento, 22% dos casos confirmados, encontram-se recuperados”.

Durante o encontro com os jornalistas, lembrando que hoje se inicia a segunda fase de desconfinamento, o governante considerou ser “um dever respeitar escrupulosamente as regras” das autoridades de saúde neste período e pediu às pessoas que se comportem com “consciência, responsabilidade e civismo”.

“Não nos podemos esquecer que cada ação nossa tem impacto no outro e por isso temos o dever de continuar a respeitar escrupulosamente as regras estipuladas pelas autoridades de saúde porque continuamos todos a ser agentes de saúde pública”, afirmou António Lacerda Sales.

Segundo o secretário de Estado, nesta segunda fase de desconfinamento, que permitiu a reabertura de estabelecimentos de comércio, restaurantes, pastelarias, creches e algumas escolas, não se pode “vacilar, nem relaxar, nem esmorecer”. “Estamos no primeiro dia da segunda fase de desconfinamento é natural que as pessoas tenham receios como também tiveram quando foi necessário recolhermo-nos. É um caminho que percorreremos coletivamente com consciência, responsabilidade e civismo”, acrescentou.

Portugal regista 1.231 mortes relacionadas com a Covid-19, mais 13 do que no domingo, e 29.209 infetados, mais 173, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde.