Covid-19: Laboratório do CICS-UBI reconhecido pelo Instituto Ricardo Jorge

O laboratório de testes à Covid-19 do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI, CICS-UBI, foi reconhecido pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) pela “qualidade técnica e científica da estrutura”, anuncia a UBI em nota de imprensa.

Referir que o laboratório foi instalado no CHUCB para permitir um aumento na capacidade de teste do Laboratório de Patologia Clinica do centro Hospitalar, que integra a rede nacional de laboratórios para teste à Covid-19.

Este reconhecimento de processos do CICS-UBI, refere a nota de imprensa, resulta de uma “avaliação externa positiva”, das condições técnicas e metodológicas para a realização do diagnóstico da Covid-19” pela estrutura do CIS-UBI.

O laboratório implementado no Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira já realizou 461 testes com amostras provenientes do CoviDrive, que está a funcionar do Complexo Desportivo da Covilhã, onde entre outros foram feitos testes às IPSS da região.

“Com o nosso serviço e o trabalho de voluntários (alunos, investigadores e docentes do CICS-UBI e da FCS), colaborámos no rastreio de cerca de 25 instituições da região da Cova da Beira” descreve a unidade de investigação, citada no documento.