Covilhã: Concurso Internacional para sistema de mobilidade já foi publicado em DR

Com um valor base de licitação de 8 milhões de euros, para uma concessão de 10 anos não renovável, foi publicada no Diário da República, a 24 de abril, a abertura do concurso público internacional para a concessão do sistema de mobilidade da Covilhã.

O sistema envolve a concessão dos transportes urbanos, elevadores e funiculares, mobilidade suave partilhada, estacionamento tarifado, abrigos e publicidade, consta como resumo no avido publicado. Os interessados têm 72 dias para apresentar propostas que serão válidas por 180 após o fecho do concurso.

Recordar que a abertura do procedimento foi aprovada pela Assembleia Municipal da Covilhã, em março, com os votos a favor do PS e presidentes de junta (19) e contra do CDS, de Novo Covilhã e PCP (9).

Recordar que o custo deste sistema de mobilidade, para o município, será de 800 mil euros anuais, a atual custa 600 mil, e na comparação entre “o que temos e o que iremos ter, os 200 mil euros a mais são amplamente compensados” referiu por diversas vezes o presidente da câmara, Vítor Pereira, sobre esta matéria.

Para além dos serviços de transporte, o plano inclui estacionamento à superfície e subterrâneo, (300 lugares à superfície e 700 em silos) mobilidade suave com bicicletas e trotinetas, serviço de elevadores e funicular. Uma integração que visa “conseguir escala” e “acabar com a concorrência entre os vários modos de transporte, a bem dos utilizadores”, explicou à RCC Valter Duarte responsável pela elaboração do plano. As carreiras urbanas terão uma lógica semicircular no centro, com as carreiras suburbanas também a ser integradas.

Outra das grandes alterações será a concessão dos elevadores e funicular, com o concessionário a “ser responsável pela sua manutenção”. Estão previstas “coimas caso as paragens nos equipamentos sejam prolongadas”. Os equipamentos serão grátis para moradores do concelho e com uma taxa de 50 cêntimos para utilizadores ocasionais.

Os cerca de 80 abrigos existentes na rede também serão concessionados, passando para o concessionário a exploração de publicidade e a sua reformulação e manutenção.

Haverá duas novas carreiras para as Penhas da Saúde, e a possibilidade de criar uma outra para a Torre em épocas específicas como Natal, Páscoa e Carnaval.

Quanto aos custos para o utilizador, Vítor Pereira garante que os passes urbanos manterão os preços atuais, “podendo até ser reduzidos”, o mesmo acontecendo com os interurbanos. Serão também mantidos todos os passes sociais. Os estudantes até ao 12º ano terão passes grátis, assim como os universitários aqui recenseados. Os restantes alunos da UBI terão desconto de 25%.