UBI mantém aposta na sustentabilidade e investe em melhoramento da eficiência energética

A Universidade da Beira Interior vai melhorar a eficiência energética das suas infraestruturas com a instalação de sistemas fotovoltaicos de autoconsumo na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Faculdade de Engenharia, Biblioteca Central, 6ª Fase, Serviços de Informática e Reitoria, anunciou em nota de imprensa.

Esta instalação visa aumentar a eficiência energética da UBI, o que irá resultar “em ganhos ambientais e poupanças significativas nos custos anuais com energia” vinca a instituição. A utilização dos sistemas fotovoltaicos representa um investimento de 125 mil euros, sendo que Mário Raposo, vice-reitor, prevê “uma poupança anual estimada de 27 mil euros” o que torna possível “alcançar o retorno do custo de instalação em cinco ou seis anos”, refere.

Esta e as restantes intervenções resultaram de uma candidatura, aprovada em 2018, ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que apoia a eficiência energética, a gestão inteligente de energia e a utilização das energias renováveis, que contemplam um investimento anual superior a 430 mil euros e que termina no final deste ano.

No total, a UBI investiu cerca de 1,3 milhões de euros no aumento da eficiência energética das suas instalações.

Recordar que UBI, segundo o Impact Ranking do Times Higher Education, é a melhor universidade do país em termos de consumo sustentável.