Volta a Portugal confirmada. Começa a 29 de julho

A Volta a Portugal vai mesmo realizar-se entre 29 de julho e 9 de agosto, datas inicialmente previstas, mas cumprindo com as normas de distanciamento social, disse à Lusa fonte oficial da Direção-Geral da Saúde.

“Os atletas serão monitorizados pela equipa médica do clube por forma a garantir a deteção precoce de qualquer sintoma sugestivo de covid-19. Caso existam suspeitos de covid-19 serão aplicados os procedimentos estabelecidos em Portugal, não podendo participar na prova. Será realizado um teste antes do início da competição”, explicou a DGS.

Durante a prova, prevê-se que as “várias equipas estejam organizadas por coortes [bolhas, de forma a estarem separadas]” e não estejam todas no mesmo hotel, sendo que “todos os cuidados de prevenção e controlo de infeção por SARS-CoV-2 vão ser alargados a todos os intervenientes”.

De acordo com a DGS, a proposta da Federação Portuguesa de Ciclismo não prevê a obrigatoriedade de quarentena para as equipas estrangeiras participantes.

“As equipas estrangeiras que se inscreverem e reunirem condições sanitárias poderão participar. À data da análise da proposta da FPC não se prevê qualquer quarentena à chegada, só pelo facto de entrar em Portugal. O isolamento está previsto em Portugal para qualquer caso ou contacto próximo de um caso de covid-19”, reiterou a DGS.

Falta agora saber as etapas e as cidades por onde vai passar a Volta a Portugal 2020.