Empresa CIMD do Fundão celebra 30 anos “com olhos postos no futuro”

Foi “com os olhos posto no futuro” que a CIMD – Companhia Industrial de Materiais Duros, S.A – celebrou ontem hoje o seu 30º aniversário.

Em nota de imprensa a administração vinca que “face a diversos condicionalismos provocados pela Covid-19 não pôde celebrar esta data tão significativa como gostaria. Mas assinala-a de forma simbólica e sempre com os olhos postos no futuro no sentido de honrar o legado e a história de uma empresa que se ergueu no Fundão há três décadas”.

Na nota de imprensa é ainda salientado o “otimismo e esperança” nos tempos que aí vêm, “apesar das fundadas preocupações com as circunstâncias que a crise pandémica introduziu no caminho”.

Há 3 décadas António Duarte aceitou o desafio da Cheval Frères, SAS, de abrir uma unidade de produção em Portugal e desta forma iniciou a atividade laboral como uma secção de creusage (especialidade) e com uma equipa de apenas 6 pessoas. Ao longo de todos estes anos a CIMD foi evoluindo e assumindo diversas transformações.

Hoje, a CIMD é uma Sociedade Anónima, com um capital social de 64.000,00€, integrada no Grupo IMI – Industries Micromécaniques Internationales, que se dedica ao fabrico e comercialização de componentes para o sector relojoeiro, especialmente para as marcas de alta qualidade, em particular para o exigente mercado suíço. Produz ainda peças de precisão média para vários tipos de indústrias.

Ao longo dos anos, a CIMD tem vindo a diversificar a sua produção com o objetivo de fornecer uma multiplicidade de soluções, equipamentos médicos, equipamentos eletrónicos e componentes para o sector da aviação.

Carlos Morgadinho, administrador da CIMD, depois de uma primeira passagem pela empresa (1993) assumiu, no ano de 2006, a liderança da CIMD, sendo estas funções acompanhadas, em registo de proximidade, pelo Presidente do Grupo IMI, Antoine Gérard.

Em dia de aniversário, Carlos Morgadinho afirma que “tem muito orgulho no trabalho conjunto realizado até aqui, nomeadamente no esforço contínuo de inovação, dinâmica e espírito empreendedor, no sentido de darmos respostas positivas às grandes exigências do mercado e também ao nosso Grupo.”

O administrador da CIMD afirma ainda que “apesar de a empresa estar, como todas, a atravessar momentos difíceis em função da perturbação que a pandemia veio trazer à economia europeia, mundial e aos mercados no seu todo, continua focada no reforço dos alicerces do futuro, na consolidação e criação de emprego e também na continuidade da sua política de responsabilidade social, contribuindo para a coesão económica e social do Fundão e da região.”