Rui Rio reivindica apoios imediatos para produtores da Cova da Beira

Rui Rio, presidente do PSD reivindicou “apoios financeiros” para ajudar os agricultores da Cova da Beira que ficaram com as colheitas arruinadas devido à trovoada de maio e às condições climatéricas adversas de março e abril.

“Espero que o Governo dê os apoios financeiros necessários para que estas pessoas tenham meios e alento para poderem continuar”, referiu à Agência Lusa durante a visita que fez a um pomar de cerejeiras no concelho do Fundão.

Depois de ouvir o testemunho de produtores que afirmam que nunca viveram nada assim e que até ponderam a hipótese de arrancar as árvores para não perderem tempo em tratamentos que podem não resultar, Rui Rio fez questão de deixar uma palavra de “solidariedade” a todos os agricultores da região afetados.

Sublinhando que o PSD já entregou na Assembleia da República um projeto de resolução em que recomenda “apoio urgente”, Rui Rio reiterou a necessidade de essa resposta ser rápida, até porque os prejuízos abarcaram praticamente todas as culturas e também causaram danos sérios nas árvores, pondo em causa a produção do próximo ano.

Recordar que já no último sábado a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, reuniu com os autarcas dos concelhos afetados nas regiões Douro Sul e Cova da Beira e prometeu estudar medidas, “algumas imediatas”, para fazer face aos prejuízos causados pelas intempéries.