Aniversário do Ferro marcado por homenagem a autarcas, personalidades e instituições

A homenagem a todos os presidentes de Junta de Freguesia do Ferro eleitos após o 25 de Abril, a instituições e personalidades naturais ou que contribuíram para o bem comum da vila, foi um dos momentos marcantes deste domingo, dia em que Vila do Ferro comemorou 25 anos.

Paulo Cunha Ribeiro, presidente de Junta de freguesia vinca que “a homenagem aos anteriores presidentes é um agradecimento ao tempo dedicado ao Ferro”. No caso das personalidades salienta que se trata de “pessoas que marcaram a comunidade pela sua disponibilidade”, conclui que as instituições merecem reconhecimento “pelo que fazem pela freguesia”. A grande homenagem foi feita ao padre Manuel Domingos, “uma figura ímpar que durante 50 anos marcou a comunidade e que vai perdurar na história do Ferro”, disse o autarca.

No que concerne a presidentes de junta foram homenageados, a título póstumo, José Proença Fazenda que foi autarca de 74 a 83, José dos Reis Guerra que governou a freguesia de 83 a 86, Luís Esteves de Sousa presidente de 86 a 90 e Bento Amaro que foi presidente de junta entre 2002 e 2005.

Presentes na cerimónia estiveram os restantes 3 presidentes. Jorge Madeira, que era presidente de junta à data em que a aldeia do Ferro passou a vila, uma vez que foi presidente de 90 a 2002, mostrou agradecimento pelos 12 anos que dedicou à freguesia e não escondeu a tristeza por “continuarem a ser sonhos, obras como o quartel da GNR e a remodelação da estrada Ponte Pedrinha-Ferro”.

Paulo Tourais que foi presidente de junta entre 2005 e 2013 considerou este gesto “um reconhecimento pelo difícil trabalho dos presidentes de junta que têm que fazer omeletas sem ovos”.

Augusto Macedo, que esteve à frente da freguesia de 2013 a 2017 e que integra a atual assembleia de freguesia, eleito pelo movimento independente “Juntos pelo Ferro”, no discurso de circunstância, reconheceu o papel fulcral do associativismo da freguesia e enalteceu o papel do pároco Manuel Domingos, considerando justa a homenagem prestada.

Como personalidades foram homenageados, a título póstumo, Duarte Simões, que entre muitas outras obras foi um dos impulsionadores do regadio da Cova da Beira, que “deu um impulso invejável” à agricultura da freguesia, como reconheceu a sua filha, Paula Simões.

Francisco Brito que há mais de 30 anos é médico no Ferro, João José Xavier, professor de matemática e ciências da natureza que em muito contribuiu para o crescimento da freguesia, José Elias, assistente social em Coimbra e que muito apoia os ferrenses que vão a Coimbra, sendo considerado um dos “embaixadores do Ferro”.

Foram ainda homenageados o Centro Social Sagrado Coração de Maria do Ferro, a Associação de Caça e Pesca, a Associação Juve Ferro, a Casa do Povo, a Fábrica da Igreja, o Racho Folclórico Coração de Maria do Ferro, Rancho os Camponeses do Ferro e a Farmácia local.

Em termos institucionais a Junta de Freguesia entregou ainda medalha e diploma de mérito à Câmara Municipal da Covilhã, Bombeiros Voluntários e GNR.

Neste dia de aniversário foi inaugurado o memorial ao pároco Manuel Domingos, um momento criado junto à igreja matriz e a sala dos presidentes da sede da Junta.