Covilhã: Com as piscinas públicas encerradas pede-se “muita precaução” nos rios e ribeiras

Todas as piscinas públicas no concelho da Covilhã vão-se manter encerradas na época balnear, uma decisão tomada para prevenir a propagação de Covid-19, justifica o presidente da Câmara Vítor Pereira.

O autarca explica que a DGS não proíbe a abertura destes espaços, mas, depois de reunir com os responsáveis da proteção civil municipal, a autarquia, “cautelosa”, decidiu não abrir a piscina praia e os presidentes de junta tomaram uma medida de igual teor nos espaços que gerem.

O autarca reconhece que chegou “a equacionar a abertura”, mas a “lotação seria muito reduzida” e seria injusto para quem “não conseguisse aceder”. Sustentando que também cresceu à beira do rio e reconhece a falta que estes espaços significam, frisa que “em primeiro lugar deve estar a segurança”.

A decisão foi difícil, reitera ainda Vítor Pereira, que diz que tem a consciência que “não é popular, mas é necessária”.

Com estes espaços fechados a procura das praias fluviais do concelho e até mesmo de outros locais mais “selvagens” em rios e ribeiras irá aumentar.

Se no caso das praias fluviais a proteção civil irá ajudar as juntas de freguesia na marcação dos espaços para garantir a segurança, no que toca a rios e ribeiras o edil explica que “irá sensibilizar as autoridades que passem nos locais e falem com as pessoas” para se cumprirem medidas de segurança.

Em tom de alerta, Vítor Pereira, recomenda “muita precaução” porque, ao contrário do que se está a verificar com muita gente “que está a aligeirar os cuidados infelizmente a pandemia ainda não passou”, frisou.