Mau tempo: Governo cria linha de crédito para minorar prejuízos

O Governo vai criar uma linha de crédito de apoio aos produtores agrícolas que viram as suas plantações destruídas pelo mau tempo. Maria do Céu Albuquerque, ministra da Agricultura, referiu que “se estão a criar condições para criar uma linha de crédito de apoio à tesouraria e fundo de maneio para os produtores fazerem face aos prejuízos”, disse em declarações aos jornalistas após reunião com 29 autarcas, das regiões fustigadas pela queda de granizo do passado fim de semana, em Moimenta da Beira.

Maria do Céu Albuquerque anunciou ainda que no “âmbito do PDR 2020, podemos abrir uma linha específica que venha financiar a reposição do potencial produtivo, como árvores e infraestruturas que tenham sido destruídas”. “Num protocolo com as Câmaras Municipais podemos financiar os produtores para tratamentos com fitofármacos” acrescentou a ministra.

A ministra pretende também “criar condições para cobrir estes pomares” com redes de proteção anti granizo, ou com painéis fotovoltaicos, frisou à TVI.

Outro objetivo da ministra é “tornar os seguros de colheita mais atrativos para que os agricultores possam aderir mais facilmente e ter retorno do investimento”, que vai ser abordado a 16 de junho em reunião com as seguradoras.