Mineiros da Panasqueira chegam a acordo e desconvocam greve

Os mineiros da Panasqueira chegaram a acordo com a empresa para um aumento salarial de 2,75% e desconvocaram a greve que começava hoje, anunciou o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira em comunicado.

Foi estabelecido um aumento global de 2,75%, um aumento do subsídio de turno em 25% para o regime de dois e três turnos rotativos e foram assegurados efeitos retroativos a 1 de janeiro com o pagamento da verba a ser realizado em duas prestações.

“É o acordo possível. Gostávamos de ter ido mais longe, mas os trabalhadores tiveram em conta que a empresa aceitou aumentar a proposta inicial e também a situação que o país atravessa por causa da pandemia”, afirmou em declarações à agência Lusa Luís Paulo Mendes, porta-voz do Sindicato Mineiro.

“Trata-se de um esforço extra, em nome da paz social e para evitar prejuízos maiores para todos”, afirmou Corrêa de Sá, administrador da Beralt Tin and Wolfram Portugal, que confirmou o acordo.

As Minas da Panasqueira são a única exploração de extração de volfrâmio a laborar em Portugal. Atualmente, empregam cerca de 250 trabalhadores, essencialmente oriundos dos concelhos da Covilhã e Fundão, no distrito de Castelo Branco.