PJ vai destruir 4,5 toneladas de drogas ilícitas

Assinala-se hoje o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Estupefacientes e, para assinalar a data, a Polícia Judiciária vai destruir cerca 4,5 toneladas de vários tipos de drogas ilícitas apreendidas nos últimos meses, anuncia em nota de imprensa.

A destruição vai ser feita por incineração, na presença de um Magistrado do Ministério Público, de um funcionário da polícia e de um perito do laboratório de Polícia Científica.

No que respeita à atividade de combate ao tráfico ilícito de estupefacientes desenvolvida no corrente ano, até ao momento, de acordo com os dados disponíveis, a nível nacional foram já apreendidas cerca 11,5 toneladas de haxixe, 6 toneladas de cocaína e quantidades menores de diversos outros tipos de drogas.

Estes resultados são fruto da ação da Polícia Judiciária e das demais forças e serviços de segurança, bem como dos serviços aduaneiros, com competências em matéria de prevenção e repressão do fenómeno do tráfico ilícito de estupefacientes.

Em Portugal, de acordo com a legislação em vigor, a droga apreendida é destruída logo após a realização dos competentes exames periciais, por parte do Laboratório de Polícia Científica, com exceção de uma amostra, que fica depositada em cofre, até que seja proferida decisão definitiva, no âmbito do processo, à ordem do qual se realizou a apreensão.