ASTA desafia população “dos 8 aos 80” a participar em espetáculo comunitário

A ASTA, companhia de teatro da Covilhã, está a desafiar a população a participar ativamente no projeto “Fiar”. Trata-se de um espetáculo de “teatro comunitário” desenvolvido a partir de “estórias” que as próprias pessoas contam e que, anualmente, dá oportunidade, a quem queira, de se “estrear” também em palco.

“Fiar é feito pelas pessoas e para as pessoas, não está em causa o valor artístico ou a qualidade interpretativa, mas sim a relação que se cria”, vinca Rui Pires.

Este é o terceiro ano que a ASTA desenvolve o espetáculo na área de teatro no âmbito da iniciativa “Cultura em Rede” da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

Rui Pires, diretor artístico da companhia, não esconde que “foi com alguma mágoa” que foi necessário “alterar” tudo o que estava programado, já que pretendiam “fazer um espetáculo em grande” pois “íamos trabalhar na nossa cidade”, refere, acrescentando que “com a pandemia tivemos que adaptar o espetáculo também terá que ter publico limitado”.

Rui Pires vinca ainda que “o projeto cresceu sempre ao longo dos anos”, não só em público mas também em número de participantes, sustentando que “há alguns que não só têm talento como já estão a estudar teatro”. O participante mais novo no ano passado “tinha 9 anos e a mais velha 80 o que prova que todos podem participar”, disse à nossa reportagem.

O balanço feito dos últimos dois anos “é muito positivo”, vinca o responsável, que não esconde que seria “muito bom que voltasse no próximo ano”, defendendo que “as pessoas estão ávidas de participar e esta é um boa forma de as ocupar”, disse.

O espetáculo já passou pelos municípios do outro lado da Serra” e pelos da zona da raia que integram a CIM Beiras e Serra da Estrela, este ano termina a ronda pelos 15 municípios com apresentações na Covilhã, Belmonte, Fundão, Sabugal e Guarda.

Um ano diferente devido à pandemia, “mas ainda assim com algumas pessoas a aparecer”. Rui Pires pede aos residentes destes 5 concelhos que “que percam o medo, pois todas as regras de segurança são seguidas, e se juntem a nós para criar este espetáculo”.

Os ensaios para o espetáculo decorrem de 17 de agosto a 4 de setembro, na Covilhã, das 20 às 23h, de segunda a sexta, e das 15h às 19h aos sábados e domingos. A presença no primeiro ensaio é aberta a todos os interessados.

A primeira apresentação do espetáculo está planeada para o dia 5 de setembro na Covilhã, seguindo depois para a Guarda (10), Fundão (19), Belmonte (26) e Sabugal a 10 de outubro.