Federações desportivas assinam manifesto para desporto “ter peso na política como tem na sociedade”

A Federação de Desportos de Inverno, em conjunto com as restantes federações desportivas, Comité Olímpico e Paralímpico e Confederação do Desporto, enviou ao Governo um manifesto conjunto onde se retrata “a dificuldade do desporto”, disse à RCC, Pedro Farromba, presidente da FDI.

O objetivo é que o desporto “tenha politicamente o peso que tem na sociedade”, explica Pedro Farromba. “No plano de recuperação apresentado pelo Governo não houve nenhuma medida para o Desporto”, refere o presidente da FDI, salientando que, “no entanto, grande parte do financiamento é com dinheiro que vem do desporto, nomeadamente das apostas desportivas”.

“No manifesta retratamos aquilo que vai ser a dificuldade do desporto, nomeadamente para algumas modalidades poderem treinar”, explica Pedro Farromba. “Na FDI, como estamos no período de verão, não estamos ainda a sentir dificuldades, à exceção da Vanina, que está a treinar nos Glaciares e já está com limitações para utilizar os meios mecânicos das pistas”, frisa.

“Temos discutido muito o futuro do desporto e esta é uma altura propícia para se fazerem alterações”, termina Pedro Farromba.