Penamacor tem Fundo Municipal de Emergência Empresarial para ajudar a enfrentar a pandemia

A Câmara de Penamacor aprovou a criação de um Fundo Municipal de Emergência Empresarial, no valor de 100 mil euros, para apoiar empresas e empresários em nome individual do concelho que tenham sido afetados pela Covid-19, avança a agência Lusa.

Apresentada pelo presidente da autarquia, António Beites (PS), durante a reunião pública do executivo, a proposta foi aprovada por unanimidade e prevê um apoio para todas as empresas que tenham sido obrigadas a fechar durante o estado de emergência ou que tenham tido uma quebra de rendimentos superior a 50%.

O autarca garantiu que este apoio abrangerá todos os setores de atividade e que também inclui os empresários em nome individual que se encontrem numa das referidas situações.

A medida prevê um financiamento no valor equivalente a um salário mínimo por cada trabalhador de cada empresa. Segundo explicou, a única obrigação das empresas será a de manter os postos de trabalho até ao final do ano, sendo que, em caso de incumprimento, o município acionará o pedido de devolução do apoio.

As candidaturas devem ser feitas durante o mês de agosto e o objetivo é de que o apoio seja concedido em setembro, o que ocorrerá apenas uma vez.