AM Covilhã declara conclusão da estrada Unhais/Nave de Santo António prioritária

A estrada de ligação entre Unhais da Serra e a Nave de Santo António, na Serra da Estrela, deve ser “prioritária para a Câmara Municipal da Covilhã” e ter uma calendarização para a sua conclusão, segundo uma moção aprovada na Assembleia Municipal.

A proposta foi feita por António João Rodrigues, da bancada de Novo Covilhã e no preâmbulo pode ler-se que a estrada foi construída pelo Padre Alfredo Marques dos Santos e que em 98/99 sofreu obras de beneficiação, mas “por questões técnicas” ficou um troço de 2 mil metros sem intervenção.

Passados 20 anos, os unhaenses “esperam e desesperam” pela conclusão da ligação que “é muito utilizada” e que consideram ser “fundamental para o desenvolvimento económico, cultural e social e da atividade turística”, referiu o deputado.

Na moção aprovada é “refirmada a importância da conclusão da obra para Unhais e para o sul do concelho”, e solicita-se que a Câmara a considere “como prioritária e assuma um horizonte temporal para a sua conclusão”.

A moção teve duas abstenções, uma delas de Sílvio Dias, presidente da junta de freguesia de Peraboa que, na declaração de voto, afirmou que “não poderia considerar só esta estrada como prioritária, ou mais que a 506 de Peraboa”, referiu.