Piscina das Penhas da Saúde reabre hoje com “segurança máxima” e capacidade para 80 banhistas

Entra hoje em funcionamento a piscina das Penhas da Saúde, com gestão da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, FDIP, e a cumprir todas as regras de segurança impostas pela Direção Geral da Saúde, garantiu aos jornalistas Pedro Farromba, presidente da federação.

O espaço reduziu a capacidade habitual de 400 para 80 pessoas, referiu o dirigente, realçando que “haverá uma gradação de presenças por sistema de semáforo”. Especificou que até aos 30 utilizadores haverá sinal verde na entrada, entre 30 e 60 sinal amarelo e dos 60 aos 80 um sinal vermelho.

Como medida de segurança e controlo o responsável explicou ainda que será feito o registo de  cada utilizador, com a recolha de dados como o nome e número de telemóvel, “para que caso aconteça algum problema se consiga rastrear” explicou na conferência de imprensa, ontem ao final da tarde.

Como medidas de prevenção do contágio do novo coronavírus haverá uma separação entre espreguiçadeiras e toalhas e a obrigatoriedade o uso de chinelos em todas as deslocações dos banhistas, assim como o uso de máscara. Os duches nos balneários também não poderão ser utilizados.

A Federação tem ainda disponível no posto de socorro, uma sala de isolamento, “que está dotada das ferramentas necessárias para que caso haja algum problema se tome as devidas precauções”. Em relação à higienização, o espaço será desinfetado ao fim do dia, assim como todo o material ou caso haja uma troca de utilizadores, já as mesas e as cadeiras da esplanada do bar serão desinfetadas a cada utilização. Já os sanitários serão desinfetados ao longo do dia.

Pedro Farromba avança ainda que para atrair as famílias para o espaço, além da piscina, a Federação criou um plano de dinamização, com atividades desportivas e de lazer ao longo da semana que envolve a Pousada da Juventude. Os preços de utilização diária do equipamento manter-se-ão os mesmo do ano anterior.

Segundo o presidente da FDIP, após o investimento realizado para a recuperação do equipamento devido à degradação do inverno, “a expectativa é que as pessoas possam ir à piscina em segurança”.