Serra da Estrela é oficialmente Geopark Mundial

O Geopark Estrela foi ontem reconhecido oficialmente como Geopark Mundial pelo Conselho Executivo da UNESCO, 3 anos depois da entrega da candidatura que remonta a novembro de 2017.

Em declarações à Lusa, Emanuel de Castro, coordenador executivo da Associação Geopark Estrela define que “é o culminar de um longo processo de valorização, conservação e promoção do património da Estrela e dos nove municípios que integram este novo Geopark Mundial da UNESCO, reconhecendo o valor intrínseco da sua geologia e da estratégia de desenvolvimento territorial implementada pela Associação Geopark Estrela”.

“A classificação agora formalizada, cuja candidatura já havia sido aprovada pelo Conselho Mundial de Geopark em setembro de 2019, constitui um marco histórico para o território da Serra da Estrela. Este é o reconhecimento internacional que esta Montanha tanto merecia e que coloca a Estrela num patamar de relevância global”, sublinha.

A Associação Geopark Estrela é composta por nove municípios dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Coimbra – Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia – e, também, pelo Instituto Politécnico da Guarda e pela Universidade da Beira Interior (UBI).