13º Festival da Cherovia é maioritariamente virtual, mas pode degustar a raiz

A grande maioria das atividades do Festival da Cherovia, que tem o grosso da programação de 24 a 27 de setembro, vai decorrer de forma virtual devido ao tempo pandémico que se atravessa, ainda assim, e segundo o programa que foi apresentado na última sexta-feira, já é possível degustar a iguaria em muitos restaurantes da cidade.

Segundo explica a organização, as alterações aos moldes habituais do festival foram feitas para “surpreender” e a edição realiza-se com o objetivo de “marcar a agenda, criar conteúdos que permitam lançar já a 14ª edição e dar a conhecer, através das plataformas digitais” a cherovia.

A “Semana Gastronómica”, a primeira iniciativa a decorrer começou na segunda-feira e é um convite a visitar os 13 restaurantes aderentes no concelho que, até 27 de setembro, incluem um prato especial de cherovia no seu menu.

“Montra de Cherovia” é outra das iniciativas, trata-se de uma mostra de produtos de cherovia no Serra Shoping.

No Mercado Municipal da Covilhã será feita dinamização junto dos produtores, nos dias 24, 25 e 26 de Setembro. 

Para 27 de setembro está ainda prevista a “Rota da Cherovia”, uma caminhada com visita a plantações da raiz no Ferro. A iniciativa terá um número limitado de participantes e obriga a inscrição prévia.

A parte virtual do festival engloba a iniciativa “Cherovia de Ouro – Seja você o Chef em sua casa”. O desafio é lançado a todos para, a partir da cherovia, criarem a sua própria receita.

Haverá ainda sessões de Life Cooking que terão como protagonistas pessoas anónimas que gostam de experimentar novas receitas de cherovia.

Quanto ao programa cultural dará palco a artistas da região.

Outra das iniciativas on-line é o “Concurso de Criatividade Infantil – História da Cherovia” que pretende envolver os mais novos nesta tradição.