Mercado ECO da Covilhã no Jardim das Artes a partir de outubro

A partir do dia 1 de outubro, entre as 16 horas e as 19 horas, o Jardim das Artes na Covilhã vai passar a acolher mais um dia de Mercado ECO, organizado pela Associação de Agricultura Biológica e AgroEcológica da Beira Interior (BioEco).

Em nota de imprensa a Câmara Municipal da Covilhã esclarece que “atualmente, já se realiza semanalmente o Mercado Eco (Eco Market) ao sábado, entre as 8 horas e 13 horas no Mercado Municipal”, vincando que “a forte adesão por parte do público covilhanense e a intensa procura por zonas de retalho sustentáveis, ecológicas e biológicas incentivou a organização a proceder a uma segunda prática semanal da atividade”.

Para o vereador da Câmara Municipal da Covilhã, José Armando Serra dos Reis, citado no documento enviado à nossa redação, a realização do mercado “potencializa uma aproximação entre os produtores regionais e os consumidores locais, através da criação de novos canais que facilitam a partilha de informação e o contacto com os produtos biológicos cultivados.”

No Mercado Eco da Covilhã encontram-se disponíveis produtos sustentáveis, tais como legumes, verduras, leguminosas, frutos secos, cosméticos naturais, óleos essenciais e inclusive artigos artesanais. Os mercados são acompanhados de atuações musicais ao vivo, entre outras atividades de entretenimento e animação.

O Mercado pretende também ajudar a mudar hábitos e mentalidades dos consumidores, dinamizando a economia local, instruindo o respeito pela terra, pelos animais e pelo meio ambiente.