GNR alerta para “Gang do Alcatrão” a atuar em Portugal

A Guarda Nacional Republicana alerta a população quanto a “um grupo do crime organizado internacional, que atua por toda a Europa, sobe o disfarce de uma empresa de aplicação de alcatrão” que foi detetado a atuar em Portugal.

Segundo a GNR, as vítimas são, habitualmente, pequenos empresários e proprietários de herdades que dispõem de locais por alcatroar ou com o piso alcatroado em más condições, designadamente estacionamentos ou acessos a casas ou empresas.

A Guarda descreve que os burlões “aproveitam, na maior parte das vezes, a ausência dos proprietários, “invadem” habitações ou empresas, e, sem qualquer autorização, iniciam um trabalho de alcatroamento das entradas ou dos acessos às casas ou edifícios empresariais, disponibilizando serviços de pavimentação, com recurso a maquinaria, a custos reduzidos, com alcatrão excedente de obras anteriores, dispondo-se a cobrar apenas o valor da mão-de-obra”.

No final da “obra” realizada, pedem “quantias avultadas pelo serviço, exigindo o pagamento em dinheiro, na maioria das vezes ameaçando e intimidando as pessoas para pagarem a quantia e da forma exigida”.

A GNR apela a que  se tiver conhecimento ou o contactarem para alcatroar ou fazer obras de melhoramento na sua habitação ou empresa, desconfie e contacte de imediato as autoridades.