UBI sem praxes, sem latada e sem semana da receção, mas com “espírito Ubiano”

A pandemia altera as rotinas de início de ano letivo na UBI também no que respeita às tradições académicas. Este ano não há praxes como as de anos anteriores, embora a Associação Académica garanta que irão acontecer atividades de integração, na sua maioria on-line, tal como já referiu à RCC, o presidente da AAUBI, Ricardo Nora.

Em declarações ao jornal da universidade, Urbi et orbi, o presidente da AAUBI considera que, apesar das restrições, o ano letivo que agora arranca, será de integração dos novos alunos e de igual espírito académico, assegurando que a AAUBI vai encontrar soluções para os estudantes.

Segundo afirma o dirigente “o espírito académico, esse, não vai morrer”. “A confirmar-se a não realização das atividades emblemáticas da Academia UBIana, as mesmas terão de acontecer noutra altura do ano”, considera Ricardo Nora. “O Ensino Superior e os nossos jovens necessitam de um contacto presencial muito forte para desenvolverem tanto as suas competências como as suas relações humanas”, lembra o presidente da AAUBI. “Com isto, quero dizer que não deixaremos de apresentar atividades de integração e convívio aos nossos estudantes, no entanto, desta vez em novos formatos e com as devidas normas de segurança”, assegura o dirigente estudantil. “Haverá tempo para celebrarmos como deve ser o espírito UBIano”, assegura. Daí que não tenha dúvidas: “acredito que o espírito UBIano nunca se desvaneça”, disse.

Sem adiantar pormenores, Ricardo Nora revela que a Associação Académica tem já programadas “muitas atividades de integração no famoso modelo híbrido (participantes de forma online e presencial)”.

Imagem Cláudio Gonçalves (Latada 2019-Arquivo)