Covid-19: Pandemia faz mais 2 vitimas mortais na região

A pandemia de Covid-19 fez mais duas vitimas mortais na área da ULS Castelo Branco, avançou em conferência de imprensa a diretora Clinica da ULS, frisando que se trata de dois idosos, com outras patologias associadas. Um dos idosos pertencia ao concelho de Idanha-a-Nova e outro ao de Castelo Branco. Eugénia André não especificou quando se deram estes óbitos.

Sobre os surtos em escolas e IPSS do concelho de Castelo Branco, o presidente da Câmara Municipal, ressalvando que pode haver “um disparar” de casos, como em todo o país, refere que no Lar de Póvoa de Rio Moinhos dos 30 infetados, 11 já recuperaram. No Lar da Santa Casa da Misericórdia da cidade (Centro Social João Carlos Abrunhosa), há 12 utentes e 12 funcionários infetados, estando ainda a aguardar-se o resultado de testes.

Eugénia André, Diretora Clínica da ULS Castelo Branco, vinca que a fase da pandemia “está em crescendo, mas não é alarmante”, disse.

A responsável refere que a maioria dos infetados nos lares dos concelhos na abrangência da ULS, “foram identificados e separados os positivos dos negativos”, avançando que a situação “está mais controlada”. Especificou que no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova há 64 utentes 8 funcionários positivos.

Eugénia André referiu ainda que há 5 doentes internados no Hospital de Castelo Branco, todos na enfermaria dedicada que tem 10 camas disponíveis. A responsável adianta que o espaço pode chegar às 16 camas, caso seja necessário e o hospital tem 20 ventiladores disponíveis.

O concelho de Castelo Branco tem nesta altura 216 casos ativos, Idanha-a-Nova 107, Vila Velha de Ródão 9, Penamacor 8, Proença-a-Nova 8, Sertã 8 e Vila de Rei 2.