Covilhã: Cemitérios com medidas excecionais no fim-de-semana de Finados

Face ao agravamento da situação pandémica provocada pela Covid-19 o Município da Covilhã decretou medidas excecionais, a cumprir entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro, nos cemitérios da Covilhã e Canhoso, anunciou em comunicado.

Segundo informa o município a lotação máxima é de 700 pessoas no cemitério da Covilhã e 200 pessoas no cemitério do Canhoso. Os Cemitérios Municipais irão funcionar nos horários habituais e haverá circuitos com entradas e saídas definidas para melhor controlo da lotação do espaço, esclarece ainda o município.

Existem ainda outras regras a cumprir como: a obrigatoriedade do uso de máscara e de distanciamento físico de 2m entre os visitantes; obrigatoriedade de desinfeção das mãos à entrada e saída dos cemitérios; permanência no local pelo tempo máximo de 30 minutos; proibição da partilha de materiais de limpeza; e em caso de espera para entrada no cemitério, manter o distanciamento físico e a máscara colocada.

A Câmara Municipal da Covilhã apela “ao máximo respeito e cumprimento das normas estabelecidas”, reiterando “que o sentido de responsabilidade e os comportamentos individuais são o melhor fator de segurança da comunidade”.

Referir que cada Junta de Freguesia do concelho já estabeleceu também as regras de funcionamento de cada um dos cemitérios, sendo que apenas a lotação máxima diverge, pois tem sempre em linha de conta a área de cada um.