Covilhã: História da “cidade fábrica” vai estar disponível em webdoc

A partir de uma ideia de Ivo Rocha da Silva, a Ocidental Filmes e o próprio autor, estão a trabalhar na construção de um webdoc que conta a história fabril da Covilhã.

Denominado “Cidade Fábrica”, o documento vai ficar em janeiro disponível on-line, nos sites dos parceiros, entre eles a Câmara Municipal da Covilhã, explicaram os responsáveis durante a apresentação desta ferramenta digital, que teve lugar na conferência “A Covilhã do Trabalho”.

Segundo explicou o autor será “fortemente interativo” e estará dividido em três grandes momentos – passado, a cidade fábrica e o presente. Cada um deles terá outros painéis, com imagens, depoimentos, documentos e filmes que cada um pode explorar na medida do seu interesse.

No painel “Passado” tenta enquadrar-se o território, “para mostrar o que aqui existia e que levou ao desenvolvimento da indústria dos lanifícios”, mostrando desde “a Serra, à transumância, os primeiros teares e as primeiras fábricas”, explicou Ivo Rocha da Silva.

No painel “Cidade Fábrica”, dividido em operários, a fábrica e a máquina, uma das curiosidades é que cada uma das “páginas” que se consulte começa com um texto de “A lã e a neve” de Ferreira de Castro, lido por atores da ASTA, explicou Paula Oliveira produtora da Ocidental Filmes.

Esta é uma seção que dá particular enfase “aos depoimentos de operários sobre como era a vida na fábrica”. Ivo Rocha da Silva explica que desde o início a ideia foi “dar voz a quem viveu estes momentos”, com o objetivo de “não perder esta memória”, referiu.

A secção “Presente” está ainda “em construção”, avançaram os responsáveis, explicando que tem já muitos momentos de antes/depois, mas estão ainda a recolher mais conteúdos.

O documento deve ficar concluído, e disponível para o público, em janeiro de 2021.