A Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense lançou um Gabinete itinerante de prevenção e combate à Covid-19 que começa a funcionar, no concelho da Covilhã, no próximo dia 9 de outubro.
Segundo explica a instituição em nota de imprensa esta iniciativa está integrada no projeto “Cuidados de Proximidade – Saúde +”, apoiado pela Caixa Geral de Depósitos, através dos Prémios Caixa Social 2021 e realiza-se em conjunto com o serviço da Unidade Móvel de Saúde.
No primeiro dia o projeto estará na Barroca Grande, Aldeia de São Francisco de Assis, São Jorge da Beira, Casal de Santa Teresinha e Vale da Cerdeira.
O Gabinete Itinerante contempla ações de sensibilização e de prevenção sobre o novo coronavírus e a introdução de um novo serviço da Instituição fora de portas: a realização de testes serológicos à Covid-19.
Depois do arranque na zona do couto mineiro, estão já previstas ações do Gabinete Itinerante em Verdelhos e Sarzedo, ambas no dia 26 de outubro, e Trigais (Erada) no dia seguinte.
“Etiqueta respiratória, distanciamento social, sintomas da doença e diferenças em relação aos sintomas da gripe e constipação ou correta utilização e remoção da máscara são alguns dos aspetos que serão focados durante as ações de sensibilização”, explica ainda a mutualista.
“Através deste Gabinete Itinerante, pretendemos contribuir para o combate, controlo e prevenção da pandemia no concelho da Covilhã e realizar um acompanhamento de proximidade junto das populações”, explica Nelson Silva, Presidente da Direção da Mutualista Covilhanense.
Apesar do projeto arrancar nas freguesias que já são servidas pela Unidade Móvel de Saúde, o Gabinete Itinerante “está preparado para chegar a outras aldeias e pontos do concelho e da cidade”, acrescenta Nelson Silva.
As ações deste mês de outubro estão a ser organizadas em parceria com as juntas de freguesia (Aldeia de São Francisco de Assis, São Jorge da Beira, Verdelhos e Erada) e, no caso do Sarzedo, com a Associação Centro de Dia para Idosos do Sarzedo.
Antecipada para responder à crise pandémica, a edição de 2021 dos Prémios Caixa Social contemplou 34 projetos, anunciados em junho passado, entre mais de 400 candidaturas nacionais, e um dos vencedores foi a Mutualista Covilhanense.